meninasdigitaissbc@gmail.com

Desenvolvimento do Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental e Médio

Desenvolvimento do Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental e Médio

Descrição

O pensamento computacional trata-se de uma habilidade fundamental para todas as pessoas para facilitar a leitura, escrita, aritmética, etc. É muito importante que esse pensamento computacional seja desenvolvido desde a infância, o que envolve a solução de problemas e o entendimento do comportamento humano. Com o desenvolvimento do pensamento computacional, as pessoas desenvolvem habilidades de abstração e decomposição que podem ser aplicadas a solução de problemas complexos, em que a escolhe da correta representação, levantamento dos aspectos importante tornam o mesmo.

Muitas pesquisas analisam a relevância do ensino do raciocínio lógico, baseado no pensamento computacional, para crianças e adolescentes, pois tem se mostrado importante em seu desenvolvimento escolar. Além do mais, os pesquisadores mencionam também o estímulo para atuação em áreas que envolvam a computação podem ser encontradas em diversas áreas do conhecimento, não apenas nas ciências exata.

No Brasil, o ensino dos conceitos de pensamento computacional e raciocino lógico são limitados aos alunos na área da computação. Contudo, esses conceitos deveriam ser ensinados nos anos iniciais do ensino fundamental.

Porque “meninas”? Por que objetivo inicial era motivar as meninas para as áreas de ciências exatas e engenharias, as primeiras turmas eram só de meninas e por isso que o link da página recebeu nome de meninas.

O principal objetivo do projeto é promover o interesse dos alunos de escolas públicas em lógica de programação e indiretamente em ciência da computação, de forma que possam auxilia-los a ampliar suas habilidades, as quais são primordiais para o domínio da tecnologia utilizada atualmente e para resolver problemas do cotidiano de forma estruturada e racional. Assim, tem-se como consequência uma melhor compreensão do mundo.

Status: Ativo

Início: 2013

Contatos

E-mail: nandapm2010@gmail.com

Site: http://meninas.c3.furg.br/

Endereço:

Universidade Federal do Rio Grande

Rio Grande – RS