meninasdigitaissbc@gmail.com

Sobre

O Programa Meninas Digitais tem como objetivo divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio (nas suas diversas modalidades) e dos anos finais do ensino fundamental, para que conheçam melhor a área e, desta forma, motivá-las a seguir carreira em Computação. As ações do Programa são diversificadas: oferta de minicursos e oficinas; realização de dinâmicas; palestras com estudantes e profissionais que já atuam na área compartilhando suas experiências etc.

O Programa Meninas Digitais foi criado em 2011 sob a coordenação da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em Mato Grosso e, em 2015, foi institucionalizado pela SBC, recebendo sua chancela, como programa de interesse nacional da comunidade de computação. A ideia do Programa Meninas Digitais surgiu a partir de discussões no Women in Information Technology (WIT), evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir assuntos relacionados às questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil por meio de histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

Para viabilização desta iniciativa, o Programa conta com a colaboração de multiplicadores desta proposta, que realizam ações no contexto de Projetos Parceiros (Syster Projects) em suas instituições de forma a disseminar esta ideia no território nacional.

O Programa Meninas Digitais é atualmente coordenado pela professora Karen da Silva Figueiredo (UFMT) e pelo professor Cristiano Maciel (UFMT).

Cristiano Maciel

Cristiano Maciel

Cristiano Maciel é Doutor em Ciência da Computação. Atualmente é Professor Associado I do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE); e Diretor Geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). É Secretário da Regional Mato Grosso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Coordenador do Programa Meninas Digitais.

Karen da Silva Figueiredo

Karen da Silva Figueiredo

Professora no Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pesquisadora no Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e no Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LETECE), coordenadora do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e dos projetos Meninas Digitais Mato Grosso e Delete Seu Preconceito.