Default Header Bubble Text

 

Programa Meninas Digitais

O Programa Meninas Digitais surgiu a partir de discussões no Women in Information Technology (WIT), evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O WIT é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para discutir assuntos relacionados às questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil por meio de histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

O programa surgiu em 2011 quando representantes da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) se organizaram para fomentar ações no âmbito do programa. Este programa é direcionado às alunas do ensino fundamental, ensino médio e ensino tecnológico, para que elas conheçam melhor a área de Computação e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir a carreira nessas áreas.

Para viabilização desta iniciativa, o projeto conta com a colaboração de multiplicadores desta proposta, que promovem projetos relacionados em suas instituições e estabeleçam parcerias, de forma a disseminar esta ideia no território nacional.

O Programa Meninas Digitais é atualmente coordenado pela professora Sílvia Amélia Bim (UTFPR) e pelo professor Cristiano Maciel (UFMT).