meninasdigitaissbc@gmail.com

Meninas Digitais Vale do Itajaí

Meninas Digitais Vale do Itajaí

Descrição

Meninas Digitais Vale do Itajaí é um projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB) do departamento de Sistemas e Computação, que conta com o apoio de alunas dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Pedagogia, além de professoras e colaboradoras principalmente da área de Tecnologia da Informação.

O projeto conta com duas linhas gerais de atuação sendo elas:

  • Foco na ampliação do público feminino na área de TI – A partir de intervenções realizadas em escolas de ensino fundamental e médio ampliar a quantidade de meninas interessadas por tecnologia;
  • Foco na mulher que atua na área de TI – Com práticas de empoderamento feminino incentivar mulheres que já atuam na área a demonstrarem o seu espaço no mercado de TI.

Meninas Digitais Vale do Itajaí tem inspiração no projeto Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que foi criado em 2011 sob a coordenação da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no Mato Grosso, sendo institucionalizado em 2015 pela SBC. Recebeu sua chancela, como programa de interesse nacional da comunidade de computação.

A ideia do Programa Meninas Digitais surgiu a partir de discussões no Women in Information Technology (WIT), evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir assuntos relacionados às questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil por meio de histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Durante as intervenções na escola realizaremos atividades lúdicas e prazerosas durante oficinas, workshops, palestras, rodas de conversas, dinâmicas e outras atividades. Os encontros acontecerão cerca de 3 a 4 por ano.

Status: Ativo

Início: 2018

Contatos

E-mai: meninasdigitais@furb.br

Site: https://medium.com/@meninasdigitaisvaledoitajai

Endereço:

Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Blumenau – SC