meninasdigitaissbc@gmail.com

Meninas Paid’éguas

Meninas Paid’éguas

Descrição

O Meninas Paid’éguas -regional Belém/Castanhal (PA)- é um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais, promovido pela SBC, que tem como objetivo despertar o interesse e fomentar a inclusão de meninas estudantes do ensino médio em carreiras na área de Computação e Ciências Exatas, nos municípios de Belém e Castanhal. Objetivos As ações e atividades propostas pelo projeto Meninas Paid’éguas visam: Proporcionar a alunas do ensino médio uma proposta motivacional a fim de que tenham interesse por cursos na área da computação e suas tecnologias; Proporcionar às alunas do ensino médio a troca de experiências entre universidade e escola, com o envolvimento em atividades extensionistas e práticas laboratoriais, proporcionando assim uma experiência prévia na área de computação. Desenvolver nas alunas do ensino médio competências e habilidades de recursos tecnológicos; Promover palestras com mulheres atuantes nas áreas da Computação e ciências exatas; Realizar debates, palestras, rodas de conversas, oficinas, cursos, workshops, cujo tema seja a expansão da participação da mulher na Computação e na área de Exatas. Ações e Temáticas O projeto se propõe a desenvolver: Participação em eventos nacionais, como CSBC para divulgação da criação do projeto; Oferta de cursos e oficinas nas temáticas de jogos digitais, design thinking, computação desplugada, robótica, RA, RV e aplicativos móveis; palestras, workshops e rodas de conversas em temas como tecnologias disruptivas, empreendedorismo tecnológico, empoderamento feminino na computação, problemas relacionados ao gênero e Tecnologia da Informação (TI) e computação e mulheres: criatividade, inovação e tecnologia; Criação de um site para divulgação das ações e resultados do projeto.

Status: Ativo

Início: 2019

Contatos

E-mail: meninaspaideguas@gmail.com

Site: https://meninaspaidegua.wixsite.com/meusite

Endereço:

Universidade Federal do Pará

Belém e Castanhal – PA

Materiais

http://cbnamazonia.com/noticia/3360/18/07/2019/projeto-da-ufpa-incentiva-meninas-a-ingressarem-em-areas-de-tecnologia-da-informacao

https://campuscastanhal.ufpa.br/?s=paideguas&submit=

Publicações

MERCES, S. ; Araújo, Fabíola Pantoja Oliveira ; COSTA, S. W. S. ; Pires, Yomara ; SERUFFO, M. C. R. . Uso da Lógica de Programação no desenvolvimento de jogos para crianças do ensino fundamental: um caso de Informática Educativa na escola pública. In: Computer on the beach, 2019, Florianópolis. Anais do Computer on the beach – https://www.computeronthebeach.com.br/anais/, 2019.

MERCES, S. ; Araújo, Fabíola Pantoja Oliveira ; COSTA, S. W. S. ; Pires, Yomara ; SERUFFO, M. C. R. . Desenvolvimento de jogos como mecanismo pedagógico: Um relato de experiência na escola pública visando à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2019, Brasilia. Worshop de Informática na Educação (WIE), 2019.

MATOS, G. S. ; MERCES, S. ; Araújo, Fabíola Pantoja Oliveira ; Pires, Yomara ; SERUFFO, M. C. R. . Desenvolvimento de Jogos para Incentivar Meninas na Área da Tecnologia de Informação: um estudo de caso no ensino médio de escola pública.. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2019, Brasilia. Worshop de Informática na Educação (WIE), 2019.