meninasdigitaissbc@gmail.com

Women in Information Technology

Women in Information Technology

Descrição

O Women in Information Technology (WIT) é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados à questões de gênero em Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Organizado na forma de palestras convidadas e painéis, o workshop é centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.

O Fórum Meninas Digitais faz parte das atividades do WIT desde 2011 e é uma das ações do Programa Meninas Digitais da SBC. Tal Programa é direcionado às alunas do ensino fundamental, médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Durante o evento os multiplicadores desta proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias, de forma a disseminar a iniciativa no território nacional.

Para consolidar os trabalhos em andamento e fomentar o crescimento de projetos parceiros além de valorizar e registrar as ações e conquistas, o WIT juntamente com o Programa Meninas Digitais realiza uma chamada para a submissão de trabalhos com apresentação de propostas, resultados de pesquisa e extensão, estudos de caso e experiências relevantes ao tema que ainda não tenham sido publicadas em outros eventos.

Edições do WIT

Fundadoras do WIT:

 

Claudia Bauzer Medeiros

 

Karin Breitman