StoryGirl

Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Status: Ativo

Início: 2010

Descrição

A introdução de tecnologias no desenvolvimento industrial, social e humano trouxe grandes benefícios como o acesso mais rápido à informação, comunicação direta com organizações e indivíduos de interesse e, produção mais rápida e eficaz de produtos manufaturados. A partir desta evolução, a web mudou as relações e comunicações entre os indivíduos, tendo um efeito direto no comportamento e atuação das pessoas. Neste contexto, e atribuídas às questões culturais da sociedade humana, as mulheres vêm sendo formadas para servir e, portanto, profissões de cunho tecnológico seriam destinadas majoritariamente para homens. O projeto StoryGirl entra em cena para promover equidade de gênero na área de tecnologia, promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional e habilidades interpessoais de crianças e juvenis (especialmente meninas com/sem deficiência, mas não excludente), através do desenvolvimento, construção e compartilhamento de histórias – que retratam experiências vividas, construídas por elas mesmas, e de forma acessível. Este projeto faz uso da linguagem de programação Scratch – programação em bloco – desenvolvida pelo MIT. O projeto visa promover o compartilhamento de histórias reais de crianças, trabalhadas através dos princípios do pensamento computacional na linguagem Scratch.

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