O objetivo do projeto TIChers é alcançar a capacidade de multiplicar o encanto pela área de Computação por meio do esclarecimento e desmistificação dos seus conceitos de forma desestereotipada.
As ações do projeto têm como público principal professoras e professores da Educação Básica de modo que essas(es) professoras(es) possam replicar os conhecimentos construídos durante as oficinas ofertadas pelo projeto TIChers. Esses conhecimentos vão desde o esclarecimento sobre conceito de pensamento computacional, até conteúdos de áreas específicas da computação como criptografia, inteligência artificial e outras. A ideia não é formar professoras(es) em Computação, mas sim capacitá-las a ponto de compreender como as ferramentas construídas com base na computação podem impactar a sociedade e assim atrair suas alunas e seus alunos para contribuir com esse processo de transformação. A metodologia utilizada é majoritariamente Computação Desplugada para não depender de infraestrutura precária nas escolas públicas brasileiras.
Especialmente falando sobre as meninas que são alunas dessas(es) professoras(es), serão positivamente impactadas pelo projeto uma vez que a representatividade será um fator ponderado tanto na representatividade de quem aplica a oficina, quanto no vocabulário escolhido e na valorização de personalidades femininas de destaque na Ciência.
Eventualmente participamos de congressos a convite da Prefeitura e é possível perceber o impacto nas crianças que aprenderam conceitos de computação com professoras que participaram de nossas oficinas.