Apoio à Campanha #MaisMulheresNaTecnologia
A história das mulheres sempre foi marcada por luta e resistência. Foi assim que conquistamos direitos e ocupamos espaços em que historicamente éramos minoria. Na tecnologia, o caminho ainda é longo: há uma narrativa cultural que afasta as mulheres. Falta incentivo e apoio e sobram barreiras e preconceitos. Quando falamos de mulheres trans, negras, indígenas, LGBTQ+ e periféricas, o desafio é ainda maior.
A campanha #MaisMulheresNaTecnologia tem o objetivo de dar visibilidade à luta pela igualdade de gênero na área, mostrando nossos desafios e celebrando nossas conquistas. A campanha é realizada pela PrograMaria e o apoio do Programa Meninas Digitais, entre outras iniciativas alinhas da área.
O Programa Meninas Digitais nasceu há 8 anos por acreditar que uma educação de qualidade e inclusiva para meninas e meninos é a chave para construir um futuro melhor para a nossa sociedade e para o nosso país. Procuramos oferecer oportunidades por meio das nossas ações para que meninas aprendam mais na sua infância e adolescência sobre a Computação e suas tecnologias, trabalhando de forma lúdica, criativa e interdisciplinar. Atualmente, nossos projetos e ações estão presentes nas 5 regiões do país. É um trabalho desafiador, pois em um país gigantesco em território e culturas, enfrentamos barreiras econômicas, sociais e políticas para executar nossas ações de forma contextualizada para que possamos nos conectar com cada menina atendida. O Programa Meninas Digitais não possui fins lucrativos e todas as nossas ações são gratuitas. Ao longo dos anos contamos com o apoio da sociedade civil, de empresas, de instituições de ensino e do governo. Momentos de transição no país com certeza nos trarão novos desafios, mas nos mantemos firmes pela certeza de que nossa missão é importante para as gerações de hoje e do amanhã! Seguiremos ajudando a transformar sonhos de meninas e mulheres em realidade por meio da tecnologia! Por #MaisMulheresNaTecnologia com #MeninasDigitaisSBC
Por isso, convidamos mulheres e homens a juntarem-se a nós nesse movimento por #MaisMulheresNaTecnologia