meninasdigitaissbc@gmail.com

Meninas na Robótica

Meninas na Robótica

Meninas na Robótica é um projeto da Equipe de Robótica BODETRONIC do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu, que teve seu início em 2015 ao perceber que havia poucas mulheres nas graduações de engenharias do campus. Assim, o projeto foi iniciado com o objetivo de realizar palestras em escolas públicas, incentivando as meninas mais jovens a ingressarem em faculdades de engenharia e entenderem que engenharia não é exclusivamente para homens.

Durante os anos de 2019 e 2020 o projeto Meninas na Robótica foi atendido pela chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação do CNPq, o que possibilitou a ampliação da sua atuação, antes dada apenas por visitas e palestras, para um impacto ainda maior na sociedade. A partir do edital do CNPq, o projeto procura, por meio de materiais didáticos e minicursos nas escolas contempladas, incluir estudantes do ensino fundamental II ao ensino médio no mundo da robótica e programação, servindo de incentivo para que estes se interessem pela área de ciências exatas e engenharia e proporcionando um aprendizado para os alunos participantes.

Em 2021 o projeto Meninas na Robótica foi contemplado no edital Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação da FAPERJ, o que está permitindo a continuidade e a ampliação das atividades nas escolas envolvidas. 

Início: 2015

Site: https://eic.cefet-rj.br/meninasnarobotica/

Contatos

E-mail:

meninasnarobotica@cefet-rj.br

rafaelli.coutinho@cefet-rj.br

Endereço: 

Cefet/RJ

Nova Iguaçu – Rio de Janeiro