meninasdigitaissbc@gmail.com

MinasCoders

MinasCoders

Descrição

O programa Minas Coders objetiva promover ações para atrair, motivar e fixar meninas da comunidade de Florestal nos cursos de informática e computação, visando aproximar a tecnologia do universo feminino, reduzir as desigualdades de gênero no mercado de trabalho e potencializar a participação feminina nestas áreas.

Desde 2015, essas ações têm sido executadas, por meio dos projetos PinkBits (https://www.facebook.com/pinkbitsflorestal/) e ++meninasComp (Facebook), coordenados por duas docentes do curso de Ciência da Computação da UFV – campus Florestal, com a participação de alunas bolsistas e voluntárias, provenientes do curso Técnico em Informática da CEDAF-UFV e do curso de Ciência da Computação. Em 2017, esses projetos passaram a integrar o programa MinasCoders com o intuito de formar, dentro da universidade, um grupo consolidado de professoras e alunas, que juntas devem elaborar mecanismos eficientes para apresentar às alunas da comunidade a realidade sobre os cursos correlatos às áreas de informática e computação e sobre a baixa atuação da mulher no mercado de trabalho.

O projeto ++meninasComp tem como principal objetivo atrair mais meninas para as áreas de Informática e Computação, além de motivar aquelas que já escolheram tais áreas. Para isso, o projeto desenvolve ações junto às alunas do ensino médio/técnico da comunidade de Florestal, com o intuito de:
– conhecer o perfil do público-alvo;
– desenvolver a lógica computacional das alunas; e
– apresentar a programação de computadores de forma lúdica e divertida.

Já o projeto PinkBits, concentra-se em desenvolver ações motivacionais junto às meninas que já escolheram as áreas de Informática e Computação, na UFV – campus Florestal e na escola técnica vinculada (CEDAF-UFV), para que elas possam concluir seus cursos e ocupar, muito em breve, importantes postos de trabalho no mercado. Além disso, espera-se que essas alunas se tornem multiplicadoras não só em relação a outras meninas, mas também em seus círculos pessoais e sociais de forma geral. Para isso, o projeto desenvolve ações com o intuito de:

– formar grupos de estudo em programação de computadores;
– fomentar a participação das meninas nas principais competições das áreas de informática e computação do país;
– fortalecer o aprendizado em programação; e
– aproximar as alunas dos cursos técnico e superior.

Status: Ativo

Início: 2015

Contatos

E-mail: minascoders@ufv.br

Endereço: 

Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal

Florestal – MG