meninasdigitaissbc@gmail.com

PS4W – Programa Sabará for Women

PS4W – Programa Sabará for Women

Descrição

Este projeto tem por objetivo levar o ensino de programação e lógica computacional às escolas públicas da cidade de Sabará/MG, atendendo especificamente meninas, estimulando a entrada de mulheres nas áreas exatas, mitigando a evasão escolar e promovendo uma sociedade mais inclusiva em que o gênero das crianças não predetermine suas profissões futuras. Este projeto apresenta-se como um desdobramento do programa de extensão Programa Sabará, realizado pelo Instituto Federal de Educação de Minas Gerais campus Sabará desde 2016 e atendendo escolas públicas da cidade.

Status: Ativo

Início: 2019

Contatos

E-mail: programa.sabara@ifmg.edu.br

Site: http://sabara.ifmg.edu.br/programasabara/

Endereço:

Instituto Federal de Minas Gerais – Sabará

Sabará – MG

Materiais

A emissora Rede Minas conquistou em março de 2020 o prêmio, nacional CONIF de jornalismo, na categoria televisão com a série “Tecnologia Inclusiva” de Renato Franco, com o PS4W compondo a pauta da primeira reportagem desta série.

http://redeminas.tv/serie-do-jornalismo-da-rede-minas-vence-premio-conif/

https://www.ifmg.edu.br/portal/noticias/premio-conif-de-jornalismo-e-entregue-a-rede-minas-pelo-ifmg

Matéria “Projetos do IFMG junto à comunidade” do canal do youtube IFMG Play

YouTube player

Formatura, de 80 alunas do PS4W provenientes da rede pública do município de Sabará, contando com a participação de representante da secretaria estadual de educação, secretaria municipal de educação, gabinete do prefeitura, pró-reitoria de extensão do IFMG, direção-geral do campus Sabará, além dos coordenadores do PS4W e Programa Sabará. O evento marcou a reinauguração do local para formaturas de grande porte na cidade.

https://www2.ifmg.edu.br/portal/noticias/cine-bandeirante-recebe-formatura-do-projeto-de-extensao-sabara-for-women

https://sousabara.com.br/empregos/meninas-de-escolas-publicas-formam-no-programa-sabara-saiba-mais/

O PS4W foi tema de abertura do Seminário Saberes da Extensão, o principal evento institucional do IFMG (Planeta Inovação).

https://www2.ifmg.edu.br/portal/pesquisa-e-pos-graduacao/planeta-inovacao-2019/ecossistema-ciencia-e-tecnologia-seminario-de-saberes-da-extensao

Publicações

Conrado, D. B. F.; Silva, C. A.; Barsante, L. S.; Gomes, B. N.; Targa, C. N. Meninas na Computação: ensinando programação para alunas de escolas públicas de Sabará, Minas Gerais. In: IV Congresso de Extensão da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), Santiago, Chile, 2019.