meninasdigitaissbc@gmail.com

JoinGirls

JoinGirls

Descrição

O JoinGirls desenvolveu-se organicamente: Desde o ano de 2018 há a iniciativa informal de docentes dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Univille na criação do grupo Mulheres na Computação. Em 2019 o grupo já incluiu a participação de discentes e realizou uma oficina que discutiu alguns dos desafios que as mulheres enfrentam ao decidir pela carreira em computação. O grupo JoinGirls atua nas redes sociais divulgando suas ações e de outros grupos similares e ainda mensagens que contribuem para o empoderamento feminino. Neste momento, tem 115 seguidores na rede social Instagram.
O grupo também atuou efetivamente na semana da comunidade Univille 2019 – evento no qual escolas de ensino médio e a comunidade em geral vêm à universidade conhecer os diversos cursos e projetos de pesquisa e extensão da Univille. O plano político pedagógico – PPC dos cursos de Engenharia de Software e de Sistemas de Informação prevêem na concepção filosófica dos cursos, a educação inclusiva. Dentre os objetivos específicos do curso está a “Formação relativa às humanidades, ciências sociais e cidadania que promova o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo a respeito dos aspectos humanos, sociais, políticos e econômicos relacionados à atuação profissional”. Estes tópicos demonstram o alinhamento entre o PPC dos cursos e a iniciativa em se criar o JoinGirls.
Com relação à política de extensão da Univille, expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017 – 2021), o JOinGirls contribui para o objetivo Contribuir para a solução de problemas atuais e emergentes por meio de projetos e programas de extensão, pois a diminuição de meninas em cursos de computação é um problema que se mostra bastante atual. O grupo está também alinhado a macroprocessos definidos no PDI: Formação humanística, científica e profissional e Inserção comunitária

Status: Ativo

Início: 2018

Contatos

Endereço:

Universidade da Região de Joinville – Univille

Joinville – SC