meninasdigitaissbc@gmail.com

MannaTeam

MannaTeam

Descrição

O MannAcademy é um projeto com objetivo de estabelecer uma rede de estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de computação, microeletrônica e engenharias. O projeto tem financiamento do CNPq Processo para o trabalho desenvolvido em 5 (cinco) escolas públicas de Educação Básica de 05 (cinco) municípios do interior do Paraná: Maringá, Cianorte, Paranavaí, Campo Mourão e Apucarana. Contudo, a rede já atende 10 escolas no Paraná e em São Paulo. O projeto conta com uma rede de professores e pesquisadores que participam do Grupo Manna de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Computação Invisível. O Grupo Manna é formado por estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa, cita-se: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Campo Mourão – PR, Universidade Federal do Paraná (UFPR) – campus Jandaia do Sul, Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Paranavaí, IFSP campus Presidente Epitácio, Ramo Estudantil IEEE UEM, IEEE Woman in Engineering UEM. O Grupo Manna participa do Instituto Nacional de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT NAMITEC) e é um dos laboratórios reconhecidos pela do Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro). O tema para o MannAcademy é a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) e a robótica considerando que estas áreas são atuais, atrativas e permitem trabalhar com diferentes protótipos e rotinas que favorecem a inovação tecnológica, o empreendedorismo disruptivo e o protagonismo feminino rumo à idealização do futuro. Contudo, outras áreas correlatas e contemporâneas de aplicação da computação são usualmente envolvidas em práticas cognitivas e de interação entre as estudantes, tais como as Realidades Virtual e Aumentada. As principais atividades do MannaAcademy incluem: a capacitação de professores do Ensino Básico em ciência e tecnologia para que possam ser replicadores do projeto, a oferta de oficinas de Robótica, IoT, Realidade Virtual e Aumentada, entre outras dedicadas aos professores e as alunas das Escolas da Educação Básica, promoção de atividades que ampliam o espaço extra classe tais como visitas às Universidades, participação em feiras de ciência, participação em desafios que envolvam todas as escolas, cursos de introdução ao pensamento científico, a exposição dos trabalhos desenvolvidos com objetivo de popularizar o projeto na região. O projeto já funciona há 04 anos mas a partir do Edital CNPq 31/2018, a rede pode estruturar novas ações e ampliar suas atividades de ensino do computação em um maior número de escolas.

Status: Ativo

Início: 2016

Contatos

Endereço:

Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Paraná (Jandaia do Sul), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campo Mourão), Instituto Federal do Paraná (Paranavaí), Instituto Federal de São Paulo (Presidente Epitácio), Unicamp, USP, FatecSP, IESB (Brasília)

Cianorte-Paraná, Maringá-Paraná, Apucarana-Paraná, Campo Mourão-Paraná, Jandaia do Sul – Paraná, Paranavaí – Paraná, Presidente Epitácio-SP