O nome Bits de Ada vem da junção de Bit, menor parcela de informação processada por um computador (0 ou 1), e Ada da reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história, Ada Lovelace. O Projeto é uma iniciativa das alunas de Bacharelado em Ciência da Computação do IFMA Caxias e teve suas ações iniciadas em meados de 2017 com o objetivo de incentivar o ingresso e permanência de mulheres no curso de computação, visto que seu público-alvo são meninas dos níveis fundamental, médio e superior. Suas atividades são planejadas com base no contexto das alunas e têm contribuído significativamente para a inserção e permanência das mulheres no curso de Computação do IFMA Caxias.
Ao longo dos anos, o referido projeto tem se destacado não apenas pelos seus resultados tangíveis, como o aumento do número de matrículas, redução da evasão de meninas do curso, convites para expor e premiações nos mais variados eventos, mas também pelo impacto intangível na vida das integrantes. O projeto busca não apenas oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento técnico, mas também criar um ambiente acolhedor e solidário, onde as mulheres dentro do curso se sentem valorizadas, apoiadas e capacitadas a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais.
Através de parcerias estratégicas, iniciativas inovadoras e um compromisso inabalável com a promoção da diversidade e igualdade de gênero na tecnologia, o Bits de Ada tem se consolidado como um exemplo de como é possıvel transformar a realidade e construir um futuro mais inclusivo e equitativo para todas as mulheres interessadas em seguir carreira na área de tecnologia.