Conectadas

Descrição

O projeto de extensão “Conectadas” tem como objetivos principais: i) integrar as meninas matriculadas e as já formadas dos cursos de Bacharelado em Informática e Ciência da Computação do DIN/UEM; ii) discutir a participação feminina na área de Computação e correlatas; iii) realizar atividades e ações que visem fortalecer a presença feminina na área; iv) realizar atividades e ações que visem a fomentar o interesse de meninas dos ensinos fundamental e médio pelos cursos da área; v) diminuir o preconceito existente com relação à participação das meninas na área.
O público alvo do projeto são as alunas matriculadas nos cursos de Informática e Ciência da Computação do DIN/UEM; meninas matriculadas no ensino fundamental, a partir do 5º ano; e nos últimos anos, também mulheres adultas que não tiveram oportunidade de aprender a lidar com a tecnologia quando jovens.
O grupo tem atuado com intervenções no ensino básico (a partir do 5º ano), em parceria com escolas, procurando mostrar às meninas ainda no ensino fundamental, que a tecnologia é uma área de atuação profissional possível e muito interessante para as mulheres. O curso “Brincadeira tem Lógica” possui atividades lúdicas, introduzindo o pensamento computacional, na forma de computação desplugada ou não. As redes sociais também são aliadas para discutir alguns assuntos de interesse do grupo, divulgar as ações do grupo e de outros projetos parceiros do Programa Meninas Digitais. Palestras e rodas de conversa sobre temas relacionados à presença feminina na tecnologia e na sociedade também são realizadas periodicamente. Essas ações aliadas à organização da sala de Projetos de Extensão do DIN, que está sendo utilizada pelo grupo Conectadas desde 2022, faz com que a interação e integração entre as alunas do curso sejam melhoradas, trazendo interesse de outras alunas do curso para atuar no projeto. Para o ano letivo de 2023, o grupo solicitou aos coordenadores dos cursos de Ciência da Computação e Informática que as alunas ingressantes naquele ano pudessem ficar juntas em uma mesma turma. A grade curricular dos dois cursos possuem disciplinas na primeira série para as quais são normalmente criadas mais de uma turma, correndo o risco das turmas ficarem com uma quantidade muito menor de alunas com relação aos alunos. A participação na organização dos eventos anuais do DIN (Recepção de Calouros e Semana da Computação – SECOMP) também tem despertado o interesse das alunas em atuarem no projeto e fortalecido a interação entre as alunas já participantes. Em parceria com a ONG Maria do Ingá – Direitos da Mulher e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Maringá, o grupo tem ministrado um curso de Informática Básica para Mulheres adultas com mais de 18 anos, atendendo a um público necessitado, mas que muitas vezes não tem oportunidade de aprender nos cursos regulares de informática que existem no mercado. Em 2023, o curso foi oferecido também em parceria com a Agência Maringá de Inovação (AMTECH), que disponibilizou o laboratório de Informática da entidade para que o curso fosse ministrado em uma localização melhor (no piso superior do Terminal Urbano de Maringá).

Galeria de fotos