A Corte de Lovelace é um programa de extensão do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Cefor/Ifes) que visa promover ações de iniciação tecnológica para o público feminino em uma abordagem nobre e gamificada de corte. O nome “Corte de Lovelace” é uma referência a Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo, que era uma nobre condessa.
As principais ações da Corte de Lovelace são as seguintes: oficinas presenciais gamificadas de Pensamento Computacional, Programação e Robótica, Moocs de Lovelace (introdução ao Pensamento Computacional e à Programação), Moocs de Mary Keller (para formação de professores), Moocs de Hamiton (estágio dirigido), Boolace (jogo digital), Reino de Lovelace (jogo de tabuleiro), almanaque para ensino de Pensamento Computacional e Programação. Alguns públicos alcançados pela Corte Lovelace são as meninas do ensino fundamental e Médio, meninas em unidades de internação, meninas de áreas ruais e surdas. Em uma proposta integrada de ensino, pesquisa e extensão, a Corte de Lovelace tem desenvolvido importante contribuição para a popularização da Ciência da Computação e para a formação tecnológica de meninas.
MISSÃO
Desenvolver com nobreza e inventividade ações de popularização da Ciência da Computação para as meninas, integrando ensino, pesquisa e extensão visando o desenvolvimento humano e tecnológico.
VISÃO
Chegar com a inovação e a excelência em suas ações e ser tendência em ensino de qualidade
VALORES
Nobreza, Inovação, Simplicidade