O objetivo central do Cunhantã Digital é despertar, nas alunas do ensino fundamental e no ensino médio, o interesse na Computação e motivar as meninas que se identificarem com a área a buscarem a formação necessária para uma carreira bem sucedida em um mercado de trabalho em franca expansão.
Desde sua criação em 2015 com o primeiro Workshop Cunhantã Digital, o projeto tem acumulado uma série de atividades significativas para fomentar o interesse pela Ciência da Computação e áreas correlatas. Em 2016, realizou o primeiro Fórum de Educadores do Cunhantã Digital, marcando o início de uma série de eventos anuais voltados à formação e troca de experiências entre educadores. A partir de 2017, o projeto passou a realizar acolhidas para ingressantes nos cursos de computação, consolidando ainda mais sua presença educacional. De 2016 a 2019, e em 2023, participou da Feira Norte do Estudante que tem como público alvo estudantes do ensino médio; nos anos de 2018, 2019 e 2021, marcou presença na Feira do Polo Digital de Manaus; e em 2018 e 2019, participou do Concurso de Linguagem de Programação e Robótica – Procurumim, promovido pela Secretaria Municipal de Educação voltado para alunos do ensino fundamental. Em 2019, realizou o II Workshop Cunhantã Digital, agora em Manaus e em Itacoatiara, expandindo o alcance geográfico e o público.
Em 2020, iniciou as atividades da Série “Garotas Espertas”, visando empoderar meninas por meio da tecnologia, e lança curtas-metragens estrelados por crianças contando a história de mulheres cientistas. O projeto realizou também uma exposição de fotos do Garotas Espertas, destacando os resultados e impactos deste projeto. O projeto também inclui a realização de oficinas temáticas, participação em feiras, rodas de conversa, palestras e mentorias