Este projeto surgiu em 2022 a partir do trabalho realizado no ensino presencial e remoto no Instituto Benjamin Constant por mim, professora de Informática Maria Luciene de Oliveira Lucas. O projeto tem como objetivo incentivar, promover e capacitar meninas, mulheres e garotas com deficiência visual a utilizarem recursos digitais acessíveis para sua autonomia acadêmica, inserção no mercado de trabalho e vida cotidiana.
Além disso, busca abordar temas importantes no âmbito da deficiência visual, fortalecer o lema “Nada sobre nós, sem nós” e incentivar o uso de equipamentos eletrônicos como aliados da inclusão e acessibilidade. O projeto também visa ampliar a presença de meninas, mulheres e garotas com deficiência visual na tecnologia — ou em qualquer área que desejem atuar — e demonstrar ao mundo o grande potencial das Garotas Cientistas .As atividades são realizadas com alunas do ensino médio técnico do IBC e do IFRJ, promovendo a integração de conhecimentos que favorecem o uso de ferramentas digitais acessíveis e o debate sobre inclusão digital e acessibilidade.
Descrição da logomarca do projeto: imagem com fundo branco. À esquerda, há a palavra “PODCAST” em letras maiúsculas azuis, com um ícone de microfone e ondas sonoras abaixo. A letra O das palavras Podcast e Garotas são substituídas pelo símbolo da baixa visão. Abaixo do microfone, está escrito “GAROTAS CIENTISTAS DO IBC E IFRJ” em letras maiúsculas azuis. À direita, há silhuetas de perfis de rostos femininos em diferentes tons de vermelho, rosa e branco, sobrepostos, com linhas que representam ondas sonoras saindo da boca do perfil mais à frente.


