Em 2019, diante da escassez de mulheres nos cursos de computação da UFAL e da falta de oportunidades para se conectarem umas com as outras, nasceu o projeto Katie, liderado por mulheres, que buscou promover a inclusão e a interação entre as mulheres na área de computação. O projeto leva esse nome em homenagem à Katie Bouman, cientista da computação e engenheira elétrica da Caltech, que foi uma das pessoas responsáveis pela reprodução da primeira imagem de um buraco negro.
O projeto Kat;e pretende principal a longo prazo promover a participação das mulheres nas áreas de exatas, além de criar uma rede de apoio entre estudantes e inspirar as alunas da educação básica a explorar esses campos desde cedo.
Com uma baixa representação feminina nas áreas de STEM, o Grupo Kat;e foi fundado para combater essa disparidade e é essencialmente composto por alunas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação da UFAL, mas abrange mulheres das mais diversas instituições.
O Kat;e conta com três eventos-base de extensão: Kat;e’s Birthday (aniversário do Katie), Hackat;e (hackathon do Katie) e Who Run The Code? Girls! – ação de apoio às calouras em sua entrada nos cursos de STEM. Além disso, realiza as mais diversas ações possíveis: palestras, mesas redondas, minicursos, workshops e ações de apoio.