Missão
Despertar o interesse de meninas para seguirem carreira em Tecnologia da Informação e Comunicação
Visão
Ser referência na América Latina em equidade de gênero nas carreiras de Tecnologia da Informação e Comunicação
O Programa Meninas Digitais tem como objetivo divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio (nas suas diversas modalidades) e dos anos finais do ensino fundamental, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação. As ações do Programa são diversificadas: oferta de minicursos e oficinas; realização de dinâmicas; palestras com estudantes e profissionais que já atuam na área compartilhando suas experiências; realização de eventos etc.
O Programa Meninas Digitais foi criado em 2011 sob a coordenação da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em Mato Grosso e, em 2015, foi institucionalizado pela SBC, recebendo sua chancela, como programa de interesse nacional da comunidade de Computação. A ideia do Programa Meninas Digitais surgiu a partir de discussões no Women in Information Technology (WIT), evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir assuntos relacionados às questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil por meio de histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.
Para viabilização desta iniciativa, o Programa conta com a colaboração de multiplicadores desta proposta, que realizam ações no contexto de Projetos Parceiros (sister projects) em suas instituições de forma a disseminar esta ideia no território nacional. Além disso, é fundamental o apoio financeiro de empresas e demais instituições que estejam alinhadas com o objetivo pro Programa Meninas Digitais para a realização das ações, tendo em vista que a SBC é uma instituição sem fins lucrativos e todos os profissionais atuantes no Programa Meninas Digitais são voluntários.
O Programa Meninas Digitais é atualmente coordenado pela professora Mirella Moro (UFMG) e pela professora Aletéia Araújo (UNB).