A ideia do Programa Meninas Digitais surgiu a partir de discussões no Women in Information Technology (WIT), evento base do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).
O WIT é uma iniciativa da SBC realizada desde 2007 para discutir assuntos relacionados às questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil por meio de histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.
Para viabilização desta iniciativa, o Programa conta com a colaboração de multiplicadores desta proposta, que realizam ações no contexto de Projetos Parceiros em suas instituições de forma a disseminar esta ideia no território nacional.
Além disso, é fundamental o apoio financeiro de empresas e demais instituições que estejam alinhadas com o objetivo do Programa Meninas Digitais para a realização das ações, tendo em vista que a SBC é uma instituição sem fins lucrativos e todas as pessoas atuantes são voluntárias.