meninasdigitaissbc@gmail.com

Gurias da Comp

Gurias da Comp

O Projeto Gurias da Comp da Universidade Federal de Pelotas, visa estabelecer uma plataforma de crescimento e suporte para as mulheres na área de ciências da computação, fortalecendo a representatividade feminina nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O projeto baseia-se em três eixos fundamentais: encontros mensais, medidas educativas e a criação de uma ouvidoria.

Os encontros mensais são planejados para fomentar uma atmosfera amigável e acolhedora entre as estudantes de graduação e pós-graduação e os docentes da área de computação. Estes encontros servem como fórum para o compartilhamento de experiências, discussão de ideias e networking, auxiliando assim no fortalecimento do senso de comunidade e na construção de laços de mentoria.

Para aumentar a conscientização e combater a discriminação de gênero, o projeto propõe a criação de um código de conduta detalhado. Este código visa identificar e definir os diversos tipos de assédio que as mulheres podem enfrentar no ambiente acadêmico e de trabalho. Além disso, promoverá medidas educativas para melhorar a compreensão e o respeito à igualdade de gênero dentro da comunidade universitária.

Finalmente, o projeto prevê a implantação de uma ouvidoria para proporcionar um canal seguro e confidencial para as mulheres relatarem incidentes de assédio ou qualquer forma de discriminação. Essa estrutura é projetada para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e que todas as questões sejam abordadas adequadamente.

Adicionalmente, o projeto prevê um programa de amadrinhamento para as estudantes ingressantes. Este programa pretende oferecer apoio adicional e orientação às novas estudantes, ajudando-as a navegar pelos desafios acadêmicos e sociais que possam enfrentar.

No geral, este projeto busca garantir um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e positivo para todas as mulheres na área de ciências da computação, almejando uma participação igualitária de gênero no futuro da tecnologia.

Início: 2023

Contatos

E-mail: lqjurgina@inf.ufpel.edu.br

Endereço: 

Universidade Federal de Pelotas

Pelotas-RS